segunda-feira, 22 de julho de 2013

Rede estadual: Audiência pública nesta terça, 23/07












Nessa terça, dia 23/07, o Conselho Estadual de Educação, se reúne, na sua sede( Av.Erasmo Braga, 118, Centro) para discutir proposta da Secretária de Educação Estadual que reduz em 20% o número de aulas presenciais nos colégios estaduais.  

O Sepe convoca os profissionais de educação a acompanharem a reunião.

Entenda a história: aproveitando uma brecha da LDB, que apresenta uma possibilidade de ensino não presencial para os estudantes nas graduações, o secretário de Educação Wilson Risolia encaminhou um projeto de Resolução para ser aprovado no Conselho Estadual de Educação, reduzindo em 20% a frequência presencial para os estudantes da rede estadual. Ainda segundo a Resolução, os alunos assistiriam as aulas da grade, de segunda a quinta e na sexta-feira ficariam liberados, frequentando as bibliotecas.

A mensagem encontrou resistência no próprio Conselho, que marcou para amanhã uma audiência pública. A direção do sindicato procurou a Comissão de Educação e conversou com a assessoria do deputado Conte Bittencourt, que nos passou os detalhes da Resolução que, apesar de ser pública, não teve divulgação. O deputado, presidente da Comissão, alerta que, se tal matéria for aprovada, irá questioná-la na Justiça.

Parece que o Secretário de Educação, Sr.Wilson Risolia, não sentiu o clima das ruas do país e tampouco do Estado, onde já são rotina manifestações exigindo a saída do governador. Demonstra com essa medida não só a falta de sensibilidade como total descompromisso com  a educação pública de qualidade neste Estado.

Não podemos permitir mais esse ataque, pois, com essa medida, o governo Cabral estará economizando dinheiro na contratação de mais professores e subtraindo o direito da nossa juventude de ter acesso a uma educação pública de qualidade. Sem falar no que parece um deboche, pois gostaríamos de saber onde estão as bibliotecas e os bibliotecários, que abandonaram a rede por causa dos péssimos salários pagos pelo Estado!

"Queremos uma escola padrão FIFA". Com essa frase, a população registrou a sua insatisfação com a educação pública brasileira e o desvio das verbas públicas que não chegam as escolas, mas nos parece que o governador Cabral e o secretário Risolia teimam em não ouvir as ruas. 

Todos à Audiência  no Conselho, a partir das 9 horas na Av.Erasmo Braga, 118, Centro