quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

ESCLARECIMENTO SOBRE A GREVE PELA VIDA.

ATENÇÃO, CATEGORIA! 

ESTAMOS EM GREVE PELA VIDA. COMO PROCEDER?

Na  quinta-feira, 28/01/2021 e no sábado dia 30/01/2021 as assembleias dos profissionais da Educação das redes municipal de SG e estadual, respectivamente, deliberaram a favor da Greve pela vida dos profissionais de educação convocados para as atividades presenciais nas escolas. Sendo assim,  estes profissionais estão pelo movimento grevista.

MAS COMO FUNCIONA A GREVE PELA VIDA?

R: Trata-se de não ir à escola para trabalho presencial.


   QUEM ESTÁ AMPARADO PELA GREVE?

R: Todos os profissionais efetivos da educação da redes municipal e estadual.

EU DEVO PARALISAR O ENSINO REMOTO TAMBÉM?

R: Não, A deliberação das assembleias fala em paralisação apenas das atividades presenciais.

POR QUE CHEGAMOS  À  GREVE?

R: A reabertura das escolas ainda significa risco de contágio pelo Corona vírus, não tendo a aprovação das autoridades sanitárias. Para além de um direito individual a saúde e à vida, aderir a greve é uma questão de coletividade, pois se expor ao risco de contágio é também expor outro: expor alunos, funcionários, familiares de todos e o conjunto da sociedade. É papel do sindicato num momento como esses garantir o direito a vida de todos os seus representados e do conjunto da sociedade.


A situação das escolas é ainda pior quando todos sabemos que as décadas e décadas de descaso com a educação tem como consequência estruturas físicas precárias das escolas, incapazes de em tão pouco tempo se adequarem as necessidades. Os protocolos sanitários dos governos ignoram a estrutura da maioria das unidades escolares, que não contam com instalações adequadas para uma volta as aulas seguras. 


Soma-se a este elemento, a importância de pressão sobre os governos para que seja a agilizada a vacinação dos profissionais da educação. Não se trata de um privilégio, e muito menos, furar fila, mas da garantia do direito a educação dos filhos da classe trabalhadora.

COMO FAÇO PARA PARTICIPAR DA GREVE?

R:Simples. Caso você tenha sido convocado, comunique por e-mail à sua direção que está aderindo ao movimento da greve pela vida.

Além disso, mande e-mail para o SEPE SG, se for da rede municipal (sepesg@hotmail.com) informando: nome. matrícula, função e escola. Ou para o SEPE RJ, se for da rede estadual. (secretaria@seperj.org.br)



EU POSSO SOFRER ALGUMA PUNIÇÃO FAZENDO GREVE?


R:A greve é um direito constitucional amparado pela Constituição de 1988. Para além disso, todos os trâmites necessários foram seguidos sem que haja motivo para qualquer perseguição. 


Dito isso, o SEPE estará em prontidão para defender o conjunto da categoria em qualquer direito que seja violado durante este processo.


 ESTOU EM ESTÁGIO PROBATÓRIO. EU POSSO FAZER GREVE?


 R: Sim, todos os trabalhadores do país podem fazer greve. Esta é uma conquista garantida pela constituição de 1988 para que possamos lutar 

pelos nossos direitos sem que haja sanções.


QUAIS SERÃO OS PRÓXIMOS PASSOS?

R: A direção colegiada do SEPE SG,  estará participando de reuniões junto ao MP, SEMED  e Secretaria de Saúde, sempre no intuito de reverter qualquer convocação para o presencial, enquanto não houver vacinação para os profissionais da educação. Acompanhe  nossas redes sociais para ter mais notícias e se informar da próxima assembleia.