sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

REDE MUNICIPAL

 INFORMES DA ASSEMBLEIA - 28/01/2021


No dia 28 de janeiro de 2021, realizou-se a assembleia extraordinária online  dos profissionais de Educação da rede municipal de SG, através da plataforma Zoom, com pauta Greve Pela Vida, que consiste em manter a realização das  atividades apenas de forma remota. 
Foram passados informes da rede, das campanhas contra o retorno sem vacinação, da campanha Chega de mortes dos sindicatos (SEPE, SINEDUC e SINPRO) da região metropolitana: SG, Niterói, Maricá, Itaboraí, Tanguá. 
Foi passado a categoria o informe da reunião ente o SEPE/SG, a Secretária de educação, Licia  Damasceno e o Secretário de Saúde, Dr André. (abaixo)

Presentes: Secretária de Educação Prof. Lícia, Subsecretário de Educação assuntos jurídicos  Maurício, Secretário de Saúde Dr. André, Maria Nascimento coordenadora geral do SEPE/SG, Valmir da Secretaria de Funcionários do SEPE/SG e Maria Beatriz da comissão de negociação de SG e direção do SEPE/RJ.

A reunião foi chamada pelas Secretarias de Educação e Saúde para discutir a situação do retorno das aulas, tendo em vista a solicitação do MP de reflexão da educação como prioridade e serviço essencial.

Após exposição dos considerandos  apontados pelas Secretarias, foi debatida a proposição apresentada de retorno remoto, com material impresso e uso de redes sociais em fevereiro e de forma gradual e híbrida a partir de março, com acolhimento, distribuição de Kits de material escolar e avaliação dos níveis de aprendizagem.

As argumentações foram feitas de ambos os lados e , após extenso debate, chegou-se à seguinte formulação quanto ao retorno:

.Diante da evolução da pandemia, ao final de fevereiro avaliaremos, em nova reunião, a meta de iniciar de forma híbrida no mês de março. Solicitarão a participação do SEPE/SG, CME e Cacs/Fundeb na reunião do dia 4 de março com o MP.

A Secretária de Educação expressou o compromisso de que haverá diálogo para um retorno presencial.

Explicaram que o retorno de OPs e OEs e secretaria de escola foi para dar suporte à direção, podendo ser em escala ou rodízio. A escola garantirá EPIs, álcool em gel e espaço higienizado.

Vão rever o retorno dos inspetores de alunos.

Os manipuladores de merenda estarão sendo preparados por cursos online para atualização de como manipular alimentos em tempos de pandemia. Questionamos aqueles que não tem acesso à internet. Vão disponibilizar os aparelhos da escola.

Outras informações:

. As duplas serão disponibilizadas a partir do dia 2 de fevereiro para início a partir do dia 8.

.Dirigentes de turno( 1 por turno) poderão fazer a dupla – nomeação apenas quando houver retorno presencial

. Contratos serão renovados a partir de fevereiro e serão suspensos na medida em que chegarem os novos concursados para as vagas. Concurso previsto para abril.

.Continuarão com os convênios das creches. Informaram que desde  outubro de 2020 estão em dia com as conveniadas. Solicitamos uma fiscalização do cumprimento da folha de pagamento das conveniadas.

. Solicitamos que o Governo viabilize uma bonificação para suprir as despesas com o trabalho on line , o que foi anotado e será visto pela equipe.

 

QUANTO AO TAC:

A Secretária reiterou que é intenção do Governo cumprir o TAC. Marcará reunião com a equipe e com a procuradoria para discutir a questão. Informará hoje ainda, ou no início da semana , a data.


Diante do exposto,  das discussões e propostas a categoria em assembleia  deliberou a GREVE PELA VIDA, onde os profissionais de educação que forem convocados para trabalhar no presencial podem informar  sua adesão à deliberação da Assembleia da categoria.