quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

REDE MUNICIPAL

 

Audiência com SEMED em 20 de Janeiro de 2021.

A Secretária de Educação não esteve presente, pois foi chamada na Prefeitura para reunião. Participaram pela equipe da Secretaria de Educação:  Aline Devillart-(Subsecretária de Educação) Pamela, Elaine, Alessandra Lopes (Subsecretária de Apoio Pedagógico) e Maurício Nascimento( jurídico da SEMED). Pelo SEPE: Maria do Nascimento ( Coordenadora Geral) Walmir dos Santos ( Secretaria de Funcionários) e Beatriz Lugão ( Comissão de negociação e SEPE/RJ).

O SEPE apresentou a pauta de reivindicações da categoria  e todos os pontos foram abordados.  

1)Execução imediata do TAC- A Subsecretaria afirmou que é objetivo da SEMED e do Governo o cumprimento do TAC.  O SEPE apontou que existe uma dívida de 2020 pelo não cumprimento das 2 parcelas (julho e dezembro). A secretaria de Educação solicitará à SEMAD o levantamento do valor da dívida. Solicitaremos audiência com o MP para tratar do cumprimento do TAC e do pagamento da dívida de 2020.

2)Cumprimento da Lei 11738/08 efetivamente (piso e 1/3 da carga horária livre para planejamento)- A Secretaria já tem o levantamento  do número de professores necessários para o cumprimento do 1/3. Farão reunião interna para viabilizar a implementação, no entanto ainda não tem prazo.

3)Eleições diretas para Diretores de escolas- Existe o entendimento que é necessário avançar na discussão da gestão escolar.

4)Condições de trabalho em escolas bem estruturadas com reformas e ampliação das áreas comuns e climatização- A SEMED está estabelecendo parceria com a associação de engenheiros  e arquitetos para fazer a planta das escolas com previsão para o 1º semestre. Após a conclusão das plantas, a Secretaria de iluminação pública irá ver a parte elétrica. As plantas são necessárias para a realização de obras e a parte elétrica para a climatização. As obras estão com o processo de licitação em curso. Não há previsão ainda.

5)Apresentação das vagas reais no concurso público que atenda a demanda real de carências dos profissionais da Educação (professores, merendeiros, inspetores de alunos, professores de apoio, profissionais para cumprimento do 1/3 de planejamento, auxiliares de creches, supervisores...)- Não tem resposta para essa questão.

6)Construção de novas UEs com padrão de estrutura para atender as necessidades pedagógicas( quadras poliesportivas, bibliotecas, salas multimeios, acessibilidade)- Respondido no ponto 4

7)Reforma das UEs sucateadas-Respondido no ponto 4

8) Pagamento integral das passagens- Vão verificar a questão, sem prazo ainda.

9)Férias coletivas em janeiro  e recesso no meio do ano  de inspetores e merendeiras – Garantidas as férias de 30 dias em janeiro para merendeiras e inspetores, salvo solicitação de férias em período diferente por parte dos mesmos. Orientarão as direções de escolas para que haja escala no recesso de meio de ano.

A Subsecretária, Aline garantiu que a intenção da SEMED é de agilizar e melhorar o cumprimento dos enquadramentos do plano de carreira e que a comissão nomeada trabalhará nesse sentido.

Por fim, o SEPE /SG apresentou o questionamento sobre a portaria de retorno de profissionais à escola, não tendo acordo de qualquer retorno sem vacina. Solicitou que a SEMED levasse a reivindicação de colocar os profissionais da educação na escala de prioridades da vacina para que possamos retornar de forma segura às escolas. Sem acordo nesse ponto, insistiremos para que seja