quinta-feira, 14 de abril de 2016

Rede estadual: Greve continua

GREVE NO ESTADO CONTINUA - EDUCAÇÃO OCUPA FAZENDA
A assembleia da rede estadual decidiu há pouco,por unanimidade, que a greve continua. Em seguida, os profissionais de educação das escolas estaduais, em greve desde o dia o dia 2 de março, foram em passeata até a Secretaria de Fazenda, na Avenida Presidente Vargas, onde ocuparam o saguão do prédio (foto), em protesto contra o atraso do pagamento do salário dos aposentados e pensionistas que recebem mais de R$ 2 mil.

Uma comissão do Sepe e Comando de Greve foi até o Gabinete do secretário Julio Bueno, que fica no 19º andar, para reivindicar uma audiência com o secretário. Funcionários informaram que ele não está no local, "mas volta". O Sepe não irá sair do Gabinete (tem cerca de 50 pessoas no local) enquanto o secretário não receber o sindicato. 

O choque da PM que fazia o cerco ao prédio abandonou o local, se mostrando sensível com a situação denunciada pelos profissionais no carro de som, lembrando que a polícia também foi afetada pela falta de pagamento e que muitos deles foram alunos ou filhos de profissionais de educação. Como um sinal de que a crise é grave e a revolta com o governo é grande, os PMs se retiraram do prédio e, agora, apenas observam a ocupação dos profissionais. Houve, há uma hora, um princípio de confusão na ocupação quando professores foram atingidos por gás de pimenta; a PM afirma que quem jogou o gás foram seguranças da Fazenda. 

APOSENTADAS OCUPAM O GABINETE DO SECRETÁRIO DE FAZENDA

As profissionais aposentadas estão desde às 12h no 19º andar da Secretaria de Fazenda, no Gabinete do secretário Julio Bueno. Elas reivindicam se encontrar com o secretário para entregar um documento contra o atraso do pagamento. Acréscimo: elas foram recebidas pelo chefe de Gabinete.

Calendário aprovado na assembleia:

19/04: Nova assembleia, em local fechado e a ser confirmado, 10h;

19/04: Após a assembleia, ato na ALERJ em defesa dos aposentados, às 14h.