quinta-feira, 19 de julho de 2012

Reposição das aulas, leia abaixo:


REPOSIÇÃO DE AULAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SG- 2012

Diante dos poucos avanços nas negociações dos parâmetros para elaboração do calendário da reposição de aulas, o SEPE-SG avaliou a necessidade de esclarecer o eixo principal da reposição de aulas aprovado pela categoria em assembléia  do dia 05/07/2012.
Visando a garantir que os alunos não tenham prejuízos pedagógicos  e que retomem seu ritmo de estudo, garantir ainda que a reposição seja um projeto viável tanto para os alunos quanto  para os professores e funcionários, foram deliberadas algumas possibilidades tais como: reposição de conteúdos (baterias de exercícios), atividades aos sábados, estender as aulas diariamente, utilizar o horário de planejamento, recreio assistido, aula- passeio.
REPOSIÇÃO DE CONTEÚDOS- são atividades de complementação pedagógica que visam a sistematizar conteúdos já trabalhados e que por isso poderão ser realizados com autonomia no período estabelecido. As atividades devem ser realizadas em casa e trazidas na data previamente agendada. A escola deverá proporcionar a acessibilidade à pesquisa e orientar os alunos na organização e planejamento do tempo para a realização das atividades propostas.
SÁBADO LETIVO- as atividades de sábado que realizam promoções culturais, oficinas, debates, seminários, pesquisa de campo e atividades desportivas  contarão como dia letivo, seguindo o critério da carga horária disponibilizada.
AUMENTO NA CARGA HORÁRIA DIÁRIA -professor poderá realizar atividades que ultrapassem o horário normal de aula para converter em dias letivos.
HORÁRIO DE PLANEJAMENTO- utilizar o horário de planejamento com atividades em sala de aula com o aluno.
RECREIO ASSISTIDO -na legislação, o recreio e os intervalos de aula são horas de efetivo trabalho escolar, conforme conceituou o CNE, no Parecer CEB nº 05/97 :
CÁLCULO DA CARGA HORÁRIA/DIAS LETIVOS DA GREVE –reduzir da carga horária devida por greve os horários de planejamento do período. Repor apenas  a carga horária destinada ao aluno. Portanto serão repostos 4 dias referentes a 8 quartas-feiras.
As possibilidades destacadas têm como objetivo viabilizar a elaboração de um calendário de reposição de aulas com o encerramento do ano letivo em 2012, mas considerando que o Sindicato reuniu-se com a Secretaria de Educação para acordar os parâmetros para a reposição de aulas e que, posteriormente, em visitas às escolas “Filadélfia” e “Anita Garibaldi”, a Secretaria manifestou-se contrária a alguns pontos já acordados, o SEPE deverá levar para a próxima assembléia a proposta de desvincular do ano civil o ano letivo de 2012. Da aprovação dessa proposta resultará o encerramento do calendário em fevereiro de 2013.  Cabe salientar que a reposição de aulas é  um compromisso político dos profissionais da Educação que lutam pelos seus direitos e defendem a escola pública, mas nenhum direito poderá ser ameaçado para este fim. O período de férias dos profissionais de educação deverá ser respeitado, pois não existe a possibilidade de se trocar um direito pelo outro, o direito de greve pelo direito às férias, como quer a Secretaria de Educação, arbitrando que as férias só serão gozadas mediante a reposição. ABSURDO!  Não acordamos a troca do direito de férias pelo pagamento dos dias de greve. Lutaremos por este direito. Onde está a autonomia acordada pela SEMED para a construção do calendário de reposição, se recusa ou cria obstáculos às propostas apresentadas? Qual a fórmula utilizada pelas direções para a reposição de aulas nas escolas que, sem ocorrência de greve, não tiveram ano letivo regular por razões diversas, de conhecimento público, tais como: obras, carência de professores ou falta de condições básicas de funcionamento, como água e merenda???  
CONTINUAREMOS EM LUTA POR TODOS OS NOSSOS DIREITOS!
PARTICIPE DA PRÓXIMA ASSEMBLÉIA NO DIA 13 DE AGOSTO, ÀS 18 HORAS ,
 No Colégio Mun.Pres.Castello Branco