segunda-feira, 29 de abril de 2019

REDE MUNICIPAL - MANIFESTO


CONFORME DELIBERADO NA ASSEMBLEIA DO DIA 16 DE ABRIL DE 2019.

MANIFESTO SOBRE A CAPACITAÇÃO PARA DIRETORES (INDICADOS)

                  Nós, profissionais da educação da rede municipal de São Gonçalo reunidos em assembleia no dia 16 de abril de 2019, reconhecemos a FFP/UERJ como a universidade capaz de formar o magistério pata a atuação da escola básica em suas diversas funções, tanto em sala de aula quanto extra classe. Acreditamos que todas as funções na escola tem caráter pedagógico, necessitando de formação específica e permanente qualificação. A UERJ como Universidade Pública em nosso município tem desempenhado o papel de formação sendo uma instituição reconhecida pelos poderes executivos e legislativos, como pelos órgãos da educação e pelos próprios profissionais.
                 Nos dirigimos aos companheiros que atuam na FFP/UERJ para manifestar nossa contrariedade de formar gestores escolares pela Universidade sem que estes tenham sido escolhidos democraticamente pela comunidade escolar. Não é segredo que em nosso município os diretores de escola são indicados pelos vereadores e são trocados conforme a conveniência dos mesmos. Essa forma de gerir a escola tendo à frente interesses estranhos ao processo pedagógico, desrespeita professores, funcionários , alunos e pais, transformando a escola como “curral eleitoral” em pleno século XXI , na segunda maior cidade do Estado do Rio de Janeiro.  Precisamos de diretores de escola capacitados. Mas precisamos antes de tudo de diretores comprometidos com a comunidade e a escola. Precisamos também de professores e funcionários capacitados e respeitados em seus direitos e sua dignidade. A gestão democrática é necessária para que a escola construa um processo participativo e comprometido. A gestão democrática é antes de tudo um processo pedagógico.
                         Queremos que os diretores eleitos façam o curso de capacitação em uma Universidade Pública. Precisamos e queremos a parceria. Mas não queremos o desrespeito do Poder Público de São Gonçalo com a indicação política/partidária dos diretores e com o dinheiro público desperdiçado em curso para diretores que não tem mandato, portanto não tem prazo para exercer o trabalho.  A luta pela gestão democrática não se esgota na eleição de diretores. Mas sem a escolha do diretor pela comunidade torna-se difícil a constituição de Conselhos Escolares representativos e atuantes e Grêmios Estudantis vivos. Queremos uma escola viva. Queremos uma escola pública.

ELEIÇÕES DIRETAS JÁ NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO !
ASSEMBLEIA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO!