terça-feira, 21 de agosto de 2018

Assembleia da rede estadual do dia 18/8: Veja as deliberações aprovadas

              
Assembleia da rede estadual do dia 18/8: Veja as deliberações aprovadas

 A rede estadual realizou uma assembleia geral dia 18 de agosto, na UERJ, e decidiu que a categoria fará uma paralisação de 24 horas, no dia 19 de setembro, que será um mês de mobilização e organização da luta contra a BNCC e as Reformas da Educação. Veja as principais deliberações da plenária e o calendário de lutas da rede estadual:

Calendário

                Inspetores de alunos: Ato na ALERJ no dia da votação do PL das 30h para Inspetores de Alunos, com indicativo de transporte de Núcleos e Regionais.

Setembro de Mobilização e Organização da luta contra a BNCC e as Reformas da Educação
Dias 3 a 6: semana de resistência para organização de debates nas escolas, aulas públicas e panfletagens. Orientação para gravar as atividades e enviar os materiais para a Secretaria de Imprensa da Diretoria Estadual.

Dia 10: Debates nas escolas. Ida de uma caravana para Audiência Pública em Brasília e barrar a BNCC. Plenária com sindicatos da Educação das redes municipais, estadual e federal, escolas privadas e universidades e representação estudantil com o objetivo de um dia de lutas da Educação em outubro e lançamento de uma campanha “O Rio de Janeiro não vai aceitar a BNCC e as Reformas da Educação”.
Dia 19: Greve de 24 horas com assembleia geral da rede estadual, às 10h e ato às 15h, com concentração na Candelária e passeata até a Alerj, com a participação das demais categorias de servidores a ser construída na Plenária do funcionalismo no dia 10/9.

Adendos:

Protocolar pedido de audiência com a SEEDUC e reapresentação da pauta da categoria, incluindo cálculo de reposição salarial com dados do DIEESE.
Plenárias

Plenárias aprovadas: Terceirizados (realizar a plenária já aprovada em Assembleia, mas que foi cancelada devido à greve dos caminhoneiros deste ano), Educação do Campo e Professores de Educação Física.

Inclusões na pauta de reivindicações:
Campanha salarial "Já são 4 anos sem reajuste - Chega!"; pelo descongelamento do Plano de Carreira;
Funcionários: denúncia do piso salarial estar abaixo do salário mínimo; luta pelo enquadramento por formação; luta por novos concursos públicos e contra a extinção de cargos.
Cobrar a sanção do Projeto de Lei aprovado na Alerj que impede o fechamento de escolas.
Comissão de Ética

Formação de uma comissão de ética para os casos de voto duplicado e triplicado nas eleições do Sepe de 2018. Após a votação foi reivindicado o estatuto do Sepe sob o argumento de que tal questão não poderia ter sido deliberada na medida em que não cabe à assembleia de rede decidir sobre questões relativas às eleições a a filiados, mas somente uma assembleia geral de filiados.

FONTE: SEPE-RJ