quinta-feira, 26 de outubro de 2017

REDE MUNICIPAL - Resumo da audiência na Semed

Relatório da audiência com o Secretário de Educação do Município no dia 23 de outubro de 2017
Presentes:
Pela Secretaria: Secretário Prof. José Augusto, Subsecretário Athayde, Subsecretária Silvana, Cláudia Saldanha e Graciane pela supervisão.
Pelo Sepe/SG: Beatriz, Dervi , Maria (direção ) e Tânia ( base).
Na audiência seguimos a pauta enviada semana passada à SEMED e publicada no Blog.
1)      Plano de Carreira e comissão do plano: discutimos a situação da publicação da comissão e revogação logo após. Esclarecemos que o SEPE/SG não solicitou a revogação da mesma pois havia audiência marcada onde os esclarecimentos e discordâncias seriam discutidas. Também reafirmamos que qualquer posicionamento em relação à revogação da publicação seria determinado pela assembleia da categoria. O Secretário afirmou que não tinha intenção de mexer no plano de carreira e que o decreto havia seguido a forma dos decretos anteriores. Solicitamos a imediata republicação, sugerindo reproduzir o texto do artigo 45 do plano que trata da comissão. O Secretário afirmou que fará esforço para que a publicação saia o mais rápido possível.
2)      BIM somente após 3 dias: Como é uma questão que abrange todo o funcionalismo a resolução é mais demorada.  Deverá ser enviada mensagem à Câmara pois é modificação do estatuto dos servidores.
3)      Concurso de remoção: O Secretário tinha o entendimento de que era de dois em dois anos. Esclarecemos que está previsto no Plano(art.39) que o concurso é anual. Após discussão o subsecretário Athayde afirmou que tem tudo pronto para realizar o concurso. O Secretário então, deu Ok para o concurso ao final do ano.
4)      Chamada de concursados(professores e inspetores): Até o final de novembro chamarão mais ou menos 40 Docentes II, Docentes I: 11 de matemática, 11 de português, 4 de História, 4 de Geografia, 4 de Artes, 4 de Inglês, 4 de Educação Física e 4 de Ciências. Reivindicamos a chamada dos inspetores concursados. O Secretário afirmou que não haviam pensado nessa chamada  mas que irão estudar. Reivindicamos a prorrogação do concurso para professor e do concurso de inspetores. O Secretário vai avaliar e responder posteriormente. ( o prazo dos concursos é até junho de 2018).
5)      Regulamentação de escolha de turmas: Está pronta com publicação prevista até o final de outubro.
6)      Regulamentação da lotação: Também será publicada até o final de outubro.
7)       Regulamentação do desvio de função:  Estão estudando a forma de regulamentar quem já está há alguns anos em desvio . A dificuldade é por conta da inconstitucionalidade do desvio. Afirmam que não haverá mais desvios daqui pra frente . Afirmamos que somos contra o desvio mas também somos contra que após muitos anos o professor tenha que voltar para a função original. Também questionamos o fato do DOC II desviado tenha que trabalhar uma carga horária maior do que o DOC I. Isso faz com que a hora/aula do desviado tenha um valor menor. Reivindicamos que os DOC II desviados que estejam em sala no segundo segmento tenham a mesma carga horária que os DOC  I . O Secretário afirmou que vão estudar o impacto disso e avaliará a proposta de diminuir a carga horária até igualar ao DOC I. (São 114 DOCII atuando no segundo segmento, 16 DOCI e II desviados em Orientação Educacional e 60 DOCI e II desviados em Orientação pedagógica).Quanto às merendeiras readaptadas  ainda no mês de outubro sairá portaria garantindo a realocação fora da cozinha.
8)      Reunião com o jurídico da SEMED e do SEPE para tratar da licença ampliada para mães de prematuros e função de magistério para aposentadoria especial: Cláudia Saldanha marcará a reunião e avisará ao SEPE.
9)      Reajuste do auxílio transporte: Na audiência do dia 21 de novembro no MP darão resposta
10)   Gestão Democrática: A Secretaria afirma que está trabalhando o assunto. Cobramos que o PME seja cumprido e um cronograma para as eleições.  O debate sobre o assunto foi longo. No dia 14 de novembro haverá um Fórum na UERJ o dia inteiro onde discutirão as propostas vindas do debates nas escolas do dia 18 de outubro e a gestão democrática é um dos pontos principais apontados pelas escolas.  Afirmam que tem a intenção de fazer lista tríplice nas escolas que trocarem diretores nesse momento, como foi no CIEP 125.
11)   Audiência do dia 21 de novembro: Levarão proposta sobre piso salarial.  Perguntamos se a proposta que está sendo elaborada prevê algum tipo de mudança no percentual entre os níveis ou mesmo abonos. Afirmaram que por enquanto não.
12)   OUTROS PONTOS DISCUTIDOS:
.ADF: Apontamos que não é uma gratificação exclusiva da educação e que os critérios não foram claros nem divulgados . Reivindicamos que o pagamento dessa gratificação saia de outra fonte que não seja a verba da educação. Os 72 mil gastos atualmente com o pagamento dessa gratificação dariam para chamar pelo menos 70 novos concursados DOC II.
. Matrículas: Serão feitas pela internet e pelo balcão.
.Ampliação da rede: Abrirão 880 novas vagas para o 6ºano, sendo novas turmas : 2 no C.M Castello Branco, 2 no C.M. Ernani Farias, 2 no C.M. Estephania de Cravalho, 2 na E.M. Irene Barbosa Ornellas, 1 na E.M. Nicanor, 2 na E.M. Leda Vargas, 2 na EW.M. Marcilio Dias, 1 na E.M. Marluce Sales, 1 na E.M Anísio Teixeira, 1 na E.M> Rubens Maurício, 2 no Ciep Tarso de Castro.
. Municipalização de escolas e fechamento de turmas na Rede Estadual: O Secretário afirmou que abriu essas 880 novas vagas independente das pretensões da SEEDUC. Afirma que apenas informou onde estava abrindo vagas, que não foi combinado que o município deveria abrir turmas para que o Estado fechasse.

.O quadro de vagas sairá publicado essa semana.