terça-feira, 19 de junho de 2012

Rede Estadual: Greve de advertência até 20/06.

Greve de advertência da rede estadual continua até amanhã


Os profissionais de educação da rede estadual decidiram continuar a greve de advertência em defesa dos triênios dos servidores estaduais até amanhã, quarta (dia 20) – amanhã, o Sepe convoca a categoria a participar das atividades dos servidores federais da educação, com concentração às 13h, na Alerj; e depois participação das manifestações da Cúpula dos Povos.

A greve de advertência, que se iniciou ontem, dia 18, será de 72 horas em todo o estado, com o retorno ao trabalho na quinta-feira, dia 21.

A educação e os demais servidores estaduais estão mobilizados para defender o direito à gratificação por tempo de serviço (triênios). A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) do governador Sergio Cabral, enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), representa ameaça real a esse direito, já que também foi solicitada uma liminar – que pode ser concedida a qualquer momento. O movimento exige a retirada imediata dessa ADIN.

Além da defesa dos triênios, a educação se mobiliza por mais reivindicações, sendo as mais importantes: garantia de reajuste para os professores em 2012 (os professores não tiveram reajuste salarial este ano); enquadramento por formação para os funcionários; e reconhecimento da situação dos animadores culturais. Estas reivindicações já foram entregues ao secretário da Educação, Wilson Risolia.

Hoje, segundo dia da paralisação de 72 horas da rede estadual, foi realizada uma assembleia no Clube Municipal, que decidiu o seguinte calendário:

- Continuação da greve de advertência até quarta, dia 20;

- Paralisação nos dias de aplicação do SAERJ, previstos para 27 e 28 de junho – atenção, se a SEEDUC mudar os dias, a paralisação ocorrerá da mesma forma;

- 3 e 4 de julho: paralisação de 48 horas – dia 3, Conselho Deliberativo, no Clube Municipal, 10h, e assembleia, às 14h; no dia 4, marcha até o Palácio Guanabara, com concentração no Largo do Machado, às 10h.

Fonte: Site Sepe/RJ