quinta-feira, 17 de junho de 2021

REDE ESTADUAL

 CARTA DE REPÚDIO 

Carta de Repúdio

Nós, profissionais da Educação do COLÉGIO ESTADUAL DR. RODOLPHO SIQUEIRA, vimos por meio de este documento manifestar nosso repúdio e contrariedade à Reforma do Ensino Médio e à forma como a SEEDUC está realizando as discussões nas escolas.


Acreditamos que uma reforma de tamanho impacto para a educação estadual e nacional não pode ocorrer de forma acelerada e sem debates amplos e fundamentais a toda comunidade escolar.


Os documentos de Apresentação e Orientação Curricular não são suficientes para sanar as dúvidas sobre a implementação da referida reforma, visto não apontarem questões pertinentes, como a distribuição da carga horária das disciplinas básicas na nova grade curricular de cada série de escolaridade do Ensino Médio, assim como a distribuição do conteúdo destas disciplinas para cada série. Portanto, sem tais dados apresentados de forma oficial aos profissionais da educação, entendemos que falta transparência por parte da SEEDUC.


Ante as dificuldades impostas pela pandemia, apontamos para a impossibilidade da realização do debate qualificado que tal reforma merece, com ampla participação de profissionais da educação e da comunidade escolar. Levando-se em consideração as dificuldades de acesso à internet de pais e alunos, apontamos também para o prejuízo na participação destes no debate.


Entendemos que a reforma, do jeito que está sendo apresentada para o RJ, poderá gerar corrida e disputa entre os profissionais da educação para oferta de disciplinas eletivas, na intenção de garantirem que sua carga horária fique com completo em uma única escola.


Desta forma, DEFENDEMOS:


. AMPLIAÇÃO DO PRAZO PARA OS DEBATES NAS ESCOLAS, para que o debate possa realmente ser realizado, e não que seja apenas para constar em documentos e formulários da SEEDUC. Sendo assim, compreendemos a necessidade da realização de uma CONFERÊNCIA ESTADUAL de EDUCAÇÃO;


. Que TODAS AS DISCIPLINAS BÁSICAS DO COMPONENTE CURRICULAR (Biologia, Física, Química, Matemática, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Artes, Educação Física, Língua Portuguesa/Literatura, Língua Inglesa e Língua Estrangeira Optativa) SEJAM OBRIGATÓRIAS E TENHAM NO MÍNIMO 2H/A SEMANAIS CADA UMA PARA CADA ANO DE ESCOLARIDADE DO ENSINO MÉDIO, logo também nos colocamos contra o agrupamento das disciplinas por áreas de conhecimento, de forma a transformarem duas ou três disciplinas em apenas uma;


. O ENSINO PRESENCIAL, portanto nos colocamos de forma contrária à possibilidade da oferta de disciplinas na modalidade à distância, sejam da base nacional comum curricular, sejam as eletivas e/ou dos itinerários formativos;


. VERBA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA, sendo assim, somos contra parcerias público-privadas na educação;


. EDUCAÇÃO PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE;