sexta-feira, 26 de junho de 2020

REDE MUNICIPAL

RESUMO DA PLENÁRIA VIRTUAL DA REDE MUNICIPAL REALIZADA NO DIA 25/06/2020

ATENÇÃO CATEGORIA!!
Foi discursado sobre:
  • Audiência com o MP sobre a construção de um protocolo para quando houver um retorno:
               No dia 23/06/2020 a direção colegiada do SEPE participou de uma audiência com o MP juntamente como CME, o FUNDEB e a SEMED para tratar da construção de um Protocolo de Segurança para um possível retorno às aulas presenciais. O SEPE se posicionou contrário a qualquer retorno sem a aprovação dos órgãos técnicos e científicos da OMS e da Fundação Oswaldo Cruz que são órgãos legítimos para atuar no direcionamento de um retorno seguro para alunos e profissionais da Educação. Foi dito pelo MP que a data de retorno não é de sua competência, porém sugeriu que os órgãos presentes na reunião debatessem em torno da construção de um Protocolo de Segurança seguindo como referência a proposta elaborada pelo CONSED. 

  • Sobre o TAC:
           O SEPE enviou um ofício para o gabinete do prefeito reafirmando seu compromisso no cumprimento do acordo. Conforme esclarecido pelo advogado do SEPE, Dr Rubens, o TAC foi firmado em 2018, antes da pandemia e não se trata de reajuste mas de recomposição salarial, portanto, caso seja descumprido iremos tomar medidas judiciais cabíveis.
       
  • Sobre o ensino remoto nas escolas
         Foram apontadas diversas dificuldades na realização das atividades remotas pelos profissionais da rede, principalmente em relação a precariedade e a exclusão de um grande número de alunos e de alguns professores. Foi colocada também a preocupação com os alunos especiais, os alunos de Educação Infantil e  os alunos da EJA, pois estes apresentam especificidades complexas que atividades remotas não contemplam.

  • Deliberação do SEPE sobre um retorno às aulas presenciais de forma precipitada.   
         Foi deliberado no Conselho Deliberativo do SEPE/RJ, realizado no dia 06 de junho de 2020, que caso houvesse um retorno precipitado das aulas presenciais a categoria entraria em greve a favor da vida.


  • Sobre a ação referente a suspensão do pagamento das duplas regências:
         Desde que saiu no DO a suspensão do pagamento das duplas regências, o SEPE SG vem fazendo reuniões com MP,  SEMED e chefe do Governo, recolhendo documentação para comprovar que os professores estavam atuando com atividades remotas atendendo a portaria 057/SEMED/2020,  mesmo não sendo obrigatório. 
         O MP então enviou uma recomendação para que a prefeitura realizasse o pagamento desses professores, a prefeitura rejeitou a recomendação do MP  não restando outra alternativa a não ser entrar com uma ação Civil Pública.





                Diante das falas e apontamentos, o SEPE dará o devido encaminhamento às propostas feitas pelos companheiros na plenária.