quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

NOTA DO SEPE SÃO GONÇALO SOBRE DENÚNCIA FECHAMENTO DE TURMAS NA REDE MUNICIPAL

NOTA DO SEPE SOBRE FECHAMENTO DE TURMAS DA REDE MUNICIPAL.

                       O SEPE/SG recebeu  uma denúncia de que a E.E Municipalizada Barão de São Gonçalo estaria encerrando a oferta de vagas para o ano de 2020, das turmas de segundo segmento, a justificativa dada foi de que não havia demanda para o segmento e que a procura maior seria para o primeiro segmento. No entanto, após visita à escola realizada no dia 10/12/19 pelo SEPE e o FUNDEB, e ainda,  averiguado o censo escolar dos anos de 2017, 2018 e 2019 da UE, fica claro que essa justificativa não procede, visto que ao entorno não há oferta desse segmento em UE municipal pois as mais próximas atendem apenas o primeiro segmento (1º ao 5º ano). Diante dessa situação, o SEPE irá buscar junto à SEMED a solução que eles darão ao caso, uma vez que o município tem a obrigatoriedade de oferecer o segundo segmento compartilhado com o estado.
                           Em outra oportunidade o secretário de educação, afirma no ofício nº 1347/GABSEMED/2019 (nesse blog) que a proposta da gestão atual é de ampliação de vagas e não procede a denúncia de não realizar matrículas, sob nenhuma hipótese, sendo assim estaremos cobrando da SEMED um posicionamento público em respeito aos pais e responsáveis que ficam inseguros diante de tantas denúncias e solicitamos apuração da justificativa usada pela gestora para encerrar o segundo segmento. 
                    Averiguamos que nem a comunidade e nem o Conselho Escolar foram convocados, os responsáveis de alunos e professores nem se quer informados oficialmente, estes últimos apenas comunicados verbalmente. É inadmissível que essa postura utilizada tenha aprovação da SEMED, uma vez que para se encerrar qualquer atividade ou turma numa escola, precisa minimamente da consulta ao Conselho e toda a comunidade. Não aceitaremos, ainda, que mesmo por indicação ou até mesmo eleição, que as direções autoritárias atrapalhem a vida escolar e profissional dos alunos e professores da rede municipal de ensino.