sexta-feira, 15 de julho de 2011

REDE ESTADUAL: LEIA O QUE OCORREU NA AUDIÊNCIA DO DIA 14.07

Em audiência  na Alerj, o deputado Paulo Melo, presidente da Alerj, falando em nome do governo do estado, anunciou ao Sepe quatro propostas, tendo em vista a lista de reivindicações dos profissionais de educação:

1) Reajuste de 26%: o governo se compromete a formar uma mesa de negociação com o Sepe no início de agosto para discutir especificamente a proposta do sindicato de reajuste emergencial de 26%. Paulo Melo condicionou a formação desta mesa com o fim da greve;
2) Antecipação imediata da Gratificação Nova Escola: não houve novidade. O governo manteve a proposta de antecipar somente a parcela de 2012 em 2011;
3) Descongelamento do Plano de Carreira dos funcionários administrativos: o governo mandará em agosto um Projeto de Lei à Alerj, descongelando o plano;
4) Animadores Culturais: Paulo Melo anunciou que orientou a Procuradoria da Alerj a defender a PEC que regulariza a profissão de animador cultural na rede.
Além de Melo, estavam presentes os secretários Wilson Risolia (Educação), Sergio Ruy (Planejamento) e Wilson Carlos (secretário de Governo).
Amanhã, às 14h, a categoria realiza assembleia no Clube Municipal, na Tijuca, para discutir as propostas do governo e os rumos da greve - com isso, a greve ESTÁ MANTIDA pelo menos até a assembleia desta sexta.
Enquanto a audiência era realizada, cerca de 500 profissionais das escolas públicas estaduais do Rio realizavam ato público em frente à Secretaria de estado de Educação (Seeduc), com a presença de parlamentares e líderes do movimento social. No mesmo local, desde o dia 12, cerca de 100 profissionais estão acampados em protesto contra a falta de propostas salariais da parte do governo.
Eis as principais reivindicações da categoria: reajuste emergencial de 26%; incorporação imediata da gratificação do Nova Escola; descongelamento do Plano de Carreira dos Funcionários Administrativos.
O piso salarial do professor é R$ 638,00; o do funcionário da escola, R$ 433,00. Cerca de 20 professores por dia útil saem das escolas estaduais, entre exonerados e aposentados – há uma carência de mais de 10 mil professores na rede, mas os baixos salários não atraem novos professores.
Além das reivindicações citadas acima, a categoria luta por: reforma urgente da estrutura física das escolas; regulamentação dos animadores culturais; eleição de diretores de escolas; concurso público para professor e funcionário; paridade para os aposentados; e a revitalização do Iaserj.